Vai incluir um paciente no estudo NoVa? Aqui estão alguns lembretes importantes.
Antes de incluir qualquer paciente, certifique-se de verificar cuidadosamente os critérios de inclusão e exclusão do estudo. Criamos um folder para ajudar sua equipe nesse processo e potencializar as inclusões no estudo NoVa. Você pode imprimi-lo e deixá-lo em um local visível na UTI. Se o paciente apresentar algum critério de exclusão ou não atender a todos os critérios de inclusão, preencha o formulário de triagem conforme descrito neste post.
Se o paciente cumpre todos os critérios de inclusão, não apresenta critérios de exclusão, e ele (ou seu representante legal) assinou o TCLE, você está pronto para iniciar a inclusão e randomização no estudo NoVa.
Para isso, acesse a ficha “Incluir Participante” na eCRF e siga o fluxo de preenchimento.
Gostaríamos de destacar alguns pontos importantes:
- Preenchimento obrigatório: Todos os campos da ficha de inclusão devem ser preenchidos.
- Peso do participante: O peso (em kg) registrado na ficha será utilizado para todos os cálculos de dose de noradrenalina, que é ajustada conforme o peso. Atenção redobrada aqui!
- Avaliação de elegibilidade: A ficha inclui uma checagem adicional dos critérios de inclusão e exclusão.
- Relato da dose de noradrenalina: Atenção especial ao relatar a solução de noradrenalina em uso e as doses administradas no momento da inclusão.
- Dados em tempo real: Alguns dados devem ser coletados “beira-leito” para garantir a precisão, como frequência cardíaca, pressão arterial sistólica e diastólica, e tempo de enchimento capilar (TEC).
- Tempo de Enchimento Capilar (TEC): Para medir corretamente o TEC, pressione firmemente a falange distal do dedo indicador do participante até que a pele fique pálida, mantendo a pressão por 10 segundos (use um cronômetro). Ao liberar, registre o tempo (com um cronômetro) de retorno da cor normal da pele.
- Gasometria arterial com lactato: Assegure-se de que o paciente tem uma gasometria arterial com dosagem de lactato realizada nas últimas 6 horas antes da randomização. Se não tiver, solicite. Esse exame é uma boa prática clínica recomendada pelos guidelines de tratamento de sepse. Importante: você não precisa aguardar o resultado para randomizar o paciente.
Ao finalizar o preenchimento, uma das mensagens aparecerá:
Indica que ainda existem dados faltantes ou que o paciente não atende aos critérios para o estudo.
Parabéns! O paciente atende aos critérios do estudo NoVa. Certifique-se de que o TCLE está assinado e prossiga com a randomização.